sábado, 7 de fevereiro de 2015

Cinema de Primeira: "O Abutre"

Filme emociona por se manter fiel à realidade

O ator Jake Gyllenhaal que deu vida a Louis Bloom
    
Louis: um exemplo a ser seguido”, diz Gyllenhaal
 
“Um ídolo”, revela Safena
 
“Sem dúvida, o melhor entre nós”, conta Sedento
 

DO CINEMA, COM CARTEIRINHA FALSA DE ESTUDANTE

Enriquecendo a agenda cultural, a coluna “Cinema de Primeira” trará para os seus assinantes resenha semanal de um filme escolhido a dedo pela equipe d'A Primeira. A película da vez é “O Abutre”.

Baseado em fatos reais, o filme traz com rara exatidão a história de Louis Bloom Mor Horelhãns, jovem empreendedor – vivido magistralmente por Jake Gyllenhaal – que descobre no jornalismo televisivo sua verdadeira paixão e, mais, a sua inegável vocação.

Bloom atualmente é proprietário de uma das mais importantes redes de TV dos Estados Unidos. O filme mostra todos os segredos desse grande profissional para conseguir o que popularmente é chamado de “chegar lá” dentro de um ramo extremamente concorrido como é a cobertura do jornalismo chamado “policial”.  

O diretor Dan Gilroy não se furtou em rechear com diversos exemplos a trajetória de sucesso de Louis Bloom desde o “começando de baixo” até o coroamento total. “A história é tão rica que não vou me surpreender quando for adotada como vídeo motivacional para qualquer atividade profissional”, confidencia Gilroy.

Entre os diversos exemplos, está um que é capaz de arrancar lágrimas até mesmo do mais insensível psicopata. Após uma original perseguição policial, o carro do vilão capota. Tomado de toda uma generosidade, Loius humildemente convida seu assistente para registrar os detalhes do acidente. “Toda vez que relembro esse momento, me emociono muito”, revela o consagrado periodista.
 
Dois dos principais apresentadores de programas policiais vespertinos deram seu depoimento à coluna. “Posso dizer com todas as letras que Bloom é a minha inspiração”, relata José Luiz Safena. O colega de Safena, Marcelo Sedento, acrescenta: “sempre que tenho alguma dúvida de como proceder como jornalista me guio pelos sábios ensinamentos deixados por Louis”.

ficha técnica
título original: “Nightcrawler”
no Brasil: “O abutre”
direção: Dan Gilroy 
com: Jake Gyllenhaal, Rene Russo, Riz Ahmed, entre outros
gênero: drama 
classificação de Primeira: excelente!

2 comentários:

Luciano Facciolli disse...

Gostei do Safena e do Sedento, mas faltou eu!

Soifased disse...

O filme mostra o quanto o ser humano pode ser podre para conseguir chegar onde quer. Filme muito bom, protagonista detestável...