sexta-feira, 30 de janeiro de 2015

SP abrigará exposição “Minúsculos”

Mostra promete maravilhar até mesmo o visitante mais bem preparado

   Deitado eternamente em berço esplêndido...


"Minúsculos" já atrai milhares de pessoas


Cientista gostosa testa super microscópio

DA BARRAQUINHA DE CHURRASQUINHO GREGO NA ESTAÇÃO DA LUZ

Depois do estrondoso sucesso da exposição “Gigantes”, com obras hiper-realista do artista australiano Ron Mueck, a Pinacotreta de São Paulo abrigará “Minúsculos”, mostra ultra-realista . “Os temas são todos expressão máxima de nossa brasilidade”, sintetiza a curadora Sofia Bergberg Mor Horelhãns. Acompanhe os principais trechos da entrevista concedida durante tradicional almoço familiar.

A Primeira Vítima: Quem são os artistas convidados?
Sofia Bergberg Mor Horelhãns: Todos os brasileiros, residentes aqui e no exterior. Não escapa ninguém.

APV: Como se deu a escolha dos temas?
Bergberg: Pelo grau de dificuldade da visualização. Quando menor a obra, mais o artista aumentava suas chances de ganhar um espacinho na mostra.

APV: Poderia citar alguns dos principais motes?
Bergberg: Os temas são muito familiares. Demos preferência àquilo que qualquer um de nós já ouviu falar, mas nunca teve a oportunidade de ver de perto. As criações independiam de classe social, cor, credo, preferências sexuais ou time do coração. Bastava ser brazuca.

APV: Poderia citar alguns exemplos?
Bergberg: Claro, com todo prazer. Entre as obras de dimensões inimagináveis minúsculas, estão o PIB nacional, a educação (escolar e, sobretudo, a recebida em casa); a vergonha na cara – o que nos deu um especial trabalho para identificá-la; a ética – dessa a gente quase desistiu, mas aos quarenta e oito do segundo tempo localizamos os fósseis em nossa última expedição por Brasília. Me lembro muito bem do dia: toda a equipe ficou muito emocionada, nos ajoelhamos e agradecemos a Deus por aquele achado precioso. E, vale destacar ainda, na área esportiva, não poderia faltar o futebol nacional contemporâneo (nesse momento a reportagem engasgou) – calma, eu sei do que você se lembrou...

APV (em processo de recuperação): Quais foram os principais desafios vencidos para tornar “Minúsculos” uma realidade?
Bergberg: O principal deles, sem sobra de dúvidas, foi obter os equipamentos necessários para a visualização completa das obras até então supostamente existentes. Durante todo processo de prospecção, mantivemos conversas com os mais renomados cientistas mundiais. Não sei por que, mas muitos desistiram, mesmo com os vultosos recursos oferecidos pela Fundação Mor Horelhãns. Mas um grupo abnegado conseguiu criar um microscópio tão potente, mas tão potente, tão potente, que é capaz de dar detalhes da partícula de Bóson de Higgs, a partícula de Deus. E como Deus é brasileiro...

APV: Essa exposição tem tanto culhão assim para bater “Gigantes”?
Bergberg: Não tenho a menor dúvida disso...

APV: Por que  tanta certeza?
Bergberg: Simples. Por que você acha que uma pessoa vai a uma exposição, seu tolinho? É pra tirar selfies. E como o brasileiro nunca desiste, quero estar lá pra conferir de perto o desgraçado que vai conseguir tirar a porra da foto.

“Minúsculos”
Onde: Pinacotreta, Praça da Luz, 2 - Luz, São Paulo.
Quando: de 30 de fevereiro e vai até 29 do mesmo mês de 2016.
Horário: das 10h às 20h; às quintas até as 22h.
Quanto: o valor do ingresso é a combinar, mesmo porque muita gente vai pagar pra ver...
Curadoria: Sofia Bergberg Mor Horelhãns
Apoio Cultural: Fundação Mor Horelhãns

3 comentários:

Fujiro Nakombi disse...

No Japão essa exposição fará muito sucesso, estão bem acostumados...

Olvídio Mor Horelhãns disse...

Sr. Nakombi.

As organizações APV é totalmente contra quaisquer manifestações preconceituosas.

O subtexto do seu comentário, claramente em referência ao déficit anatômico específico da comunidade masculina oriental, é de uma baixeza inclassificável.

Mais uma dessa e iremos confiscar a sua assinatura d'A Primeira.

Mui respeitosamente.

Comitê de Fiscalização de Comentários em APV.

Fujiro Nakombi disse...

Sr. Olvidio, sou nipônico e possuo um avantajado pênis de 9 cm por 3 cm de diâmetro ereto, posso fazer a piada que eu quiser!